Tópicos Especiais

 
Tópicos especiais em comunicação IV – Inovação em Jornalismo
PDF icon 2017.01 |
Ementa: O conceito de inovação na nova ecologia de mídia. Curvas de inovação e seus componentes. A inovação em comunicação – desafios para além da tecnologia. Inovação jornalística na era pós-industrial. Inovação, jornalismo e novos modelos de negócio – nas e pós organizações informativas. Inovação e práticas jornalísticas. Participação, audiências e inovação em jornalismo. Inovação e narrativas jornalísticas – conteúdo imersivo, bancos de dados, arquiteturas de interação e de informação. A inovação no jornalismo de rádio – tendências contemporâneas.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Estudos Culturais Latino-Americanos
PDF icon 2017.02PDF icon 2020.02
Ementa: Contribuição dos Estudos Culturais Britânicos às teorias da comunicação na América Latina. Emergência e fortalecimento dos Estudos Culturais Latino-americanos em sua discussão sobre a relação entre comunicação e cultura. Questões teóricas, metodológicas e empíricas sobre Comunicação, Cultura e Estudos Culturais.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Tecnologia e perspectivas materiais na cultura contemporânea
PDF icon 2017.02 |
Ementa: Tecnologia como construção social.  Aspectos da cultura material: do materialismo histórico à cultura do consumo. Novo Materialismo, Objetos e a Teoria da Comunicação.  Materialidades da Comunicação, corpo e performance. Affordances entre mapas mentais e constrangimentos. Diferentes tipos de affordance: percebidas, tecnológicas e comunicacionais. Humanidades Digitiais: softwares e algoritmos  para a análise de objetos da cultura.  Teoria Ator-Rede e Digital Methods: aproximações e diferenças. Cartografia das controvérsias e Análise de Redes Socias: possíveis cruzamentos e aplicações.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Mulheres, imagens, tempo
PDF icon 2017.02 |
Ementa: Lacunas da mulher na história; história(s) das mulheres. Passado, presente e perspectivas teórico-epistemológicas dos feminismos sobre imagem e audiovisual. Investidas metodológicas das teorias feministas do audiovisual e da imagem. Representações, estereótipos, novos imaginários de mulheres nas telas. Pesquisa, experiência e ativismo nos feminismos.
 
Tópicos especiais em comunicação I – Metodologias Aplicadas à Análise de Jornais
PDF icon 2017.02 |
Ementa: Panorama metodológico: Pesquisa histórica; Análise de Conteúdo; Análise de Discurso; História Oral. Eleição de procedimentos metodológicos de acordo com o objeto, o corpus analítico e os propósitos da investigação.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Comunicação em conflito: contraculturas e temporalidades, do cinema à música popular
Ementa: Reflexões conceituais sobre a contracultura. Relações com a produção midiática brasileira. Apontamentos estéticos sobre a música popular brasileira e o cinema brasileiro. Observação de objetos tensionados pela articulação entre arte e cultura midiática. A contracultura e a temporalidade em consonância com a produção artística e cultural contemporânea.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Memória oral na história e na comunicação
PDF icon 2018.01 |
Ementa: Oralidade e memória. História oral: técnica, metodologia, disciplina. Perspectivas de abordagem dos relatos orais. Desafios éticos na relação entrevistador-entrevistado. Par dialógico pergunta-resposta e textualização. Diálogos interdisciplinares. Interfaces entre história oral e comunicação.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Fotografia e memórias das ditaduras
Ementa: Memória e processos de (re)construção do passado. Fotografia como suporte da memória, do mundo dos arquivos às apropriações e restituições. Múltiplas temporalidades da memória e da fotografia. Estudo de caso de trabalhos fotográficos como figuras de memórias das ditaduras civil-militares na Argentina, Brasil e Chile.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Inovação em rádio: tecnologia, narrativa e experimentação
PDF icon 2018.01 |
Ementa: O rádio na nova ecologia de mídia: plataformas, ferramentas e narrativas. Relação com a audiência em rádio expandido: interações e reconfiguração do público. Mídias sociais, wearables e os novos espaços do rádio. Estratégias narrativas em rádio expandido. Gamificação do rádio: jornalismo, entretenimento e utilidade pública. Estratégias imersivas em áudio: do dial às mídias digitais. A potencialização da mobilidade no rádio em plataformas digitais. Rádio crossmídia x rádio transmídia: mutações na narrativa sonora. Datificação do jornalismo radiofônico. Internet das coisas e a potencialização da ubiquidade e da localização no conteúdo de rádio.
 
Tópicos especiais em comunicação I – Interações nas redes sociais digitais à luz da filosofia e semiótica de C. S. Peirce
PDF icon 2018.02 |
Ementa: A disciplina propõe uma abordagem filosófica-semiótica, de acordo com C. S. Peirce, para problemas atuais dados pelos modos de interação nas redes sociais digitais como, por exemplo, boataria digital (fake news) e bolhas on-line. Alguns conceitos desenvolvidos por Peirce apesar de deslocados temporalmente, podem nos ajudar a refletir sobre os modos como desenvolvemos e utilizamos as redes sociais digitais, sendo usuários e produtores de conteúdo, indivíduos e empresas de comunicação. A ideia de mente, expandida para além da mente humana, e os seus modos de raciocínio são conceitos explorados por Peirce que relacionam os modos de agir com os modos de pensar e fixar crenças. Os modos como agimos nas redes podem acabar produzindo hábitos mentais próprios para a resolução de problemas vitais, mas pouco apropriados para produzir conhecimento ou prezar pela qualidade da informação. No texto “A fixação das crenças”, Peirce apresenta quatro métodos de fixação das crenças, dos quais apenas o método científico apresenta uma preocupação com a questão da verdade. Os quatro métodos apresentados nesse texto serão amplamente discutidos no contexto da filosofia de Peirce e pensados no contexto social atual que vivemos. 
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Modelos de negócio do rádio: processos disruptivos e formatos contemporâneos
PDF icon 2018.02 |
Ementa: Processos disruptivos na Comunicação. Branded content no rádio. Modelos de negócio da mídia. Modelos de negócio tradicionais do rádio. Novos modelos de negócio do rádio: crowdfunding, assinatura, franquia, diversificação de produtos, modelos híbridos e rádio corporativa. Elaboração de artigo.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Direito à Comunicação, políticas públicas e democracia
PDF icon 2018.02 |
Ementa: O direito à comunicação:  conceito e   prerrogativas na perspectiva de suas temporalidades. Sistemas comunicativos e processos de formação de opiniões.  Políticas públicas de comunicação em ambientes democráticos.  Panorama do marco regulatório em países latino-americanos.
 
Tópicos Especiais em Comunicação IV – Cultura e identidade na comunicação
PDF icon 2019.01 |
Ementa: O conceito de cultura. Culturas e identidades. Memória, identidade e esquecimento. Identidade, nação/região e mediações culturais. Identidades de gênero nos estudos da comunicação. Identidades, etnicidades e representação. Novos pertencimentos identitários e as redes digitais.
 
Tópicos Especiais em Comunicação IV – Afetos e gêneros no audiovisual
PDF icon 2019.01 |
Ementa: Amor e violência em narrativas audiovisuais, dos primórdios do cinema às produções seriadas contemporâneas, em articulação com a tradição literária. Posições ocupadas por sujeitos femininos em narrativas amorosas e a violência masculina. Encantamento, happy ending, melancolia e loucura em imagens que se movem. Pulsão de vida e pulsão de morte. A negação da felicidade a sujeitos desviantes. Corpos violados, corpos traumatizados e o amor romântico audiovisual.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Produção de texto científico em Comunicação
PDF icon 2019.01 |
Ementa: O campo da comunicação no Brasil: organização, pesquisa e pós-graduação, fomento e inovação. Gêneros científicos para divulgação de resultado: resumo, resumo expandido, resenha, relato, parecer, artigo. Processo de financiamento: projetos para financiamento e fellowships. Relatórios. Divulgação científica: textos, redes sociais, entrevistas e conteúdo multimídia.
 
Tópicos especiais em comunicação I – Podcast: experimentações e formatos contemporâneos
PDF icon 2019.02 |
Ementa: Processos disruptivos em áudio. O podcast. Experimentações em podcast. Temas emergentes. Formatos contemporâneos. Novos modelos de negócio em podcast.
 
Tópicos especiais em comunicação I – Narrativas: Perspectivas Metodológicas
PDF icon 2019.02 |
Ementa: O processo de configuração das narrativas. As temporalidades, as intersecções e os modos de subjetivação das narrativas midiáticas. Mapeamento de métodos na área.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Corpos que importam na cultura pop: Identidades, Diferenças e Relações de Poder
PDF icon 2020.01 |
Ementa: Cultura pop (produção literária, jornalística, audiovisual e sonora) como constelação afetiva e como espaço de disputas materiais e simbólicas Potência política do pop. Representação midiática. Estudos Culturais. Identidades e Diferenças. Hegemonia, Subalternidade e Relações de Poder. Gêneros, Sexualidades, Gerações, Raça e Classe.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Narrativas e testemunho no jornalismo
Ementa: O processo de configuração das narrativas. As temporalidades, as intersecções e os modos de subjetivação das narrativas midiáticas. Trânsito epistemológico entre as narrativas: Jornalismo/Literatura/História. O testemunho realizado “na”, “pela” e “através da” mídia. Livros jornalísticos em análise.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Estudos decoloniais e a pesquisa em Comunicação
Ementa: Os processos de colonização do saber, do poder e do ser. Correntes de pensamento pós-colonial, decolonial e anticolonial. Concepções de tempo e espaço em uma perspectiva decolonial. Epistemologias decoloniais da Comunicação. Metodologias para uma pesquisa decolonial. Gênero e Colonialidade. Identidades, sexualidades e narrativas em uma abordagem decolonial.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Podcast jornalístico: experimentações, formatos e narrativas
Ementa: O fenômeno Daily News Podcast. Características formais e narrativas do podcast jornalístico. O áudio como fonte de consumo de informação. Oportunidades narrativas para narrar notícias em áudio. Podcasts jornalísticos de êxito. A influência da marca no podcast jornalístico. Podcast como tendência em iniciativas jornalísticas.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Sonoridades da comunicação: tempos, ritmos e espaços
Ementa: Som, materialidade e mídia. Formas expressivas do som e sua dualidade força/texto. Mecânicas do som e pragmáticas da escuta. Sonoridades, temporalidades e territorialidades. Aspectos e abordagens metodológicas do estudo do som e da música na comunicação.
 
Tópicos especiais em comunicação IV – Comunicação e Teoria Queer
Ementa: A partir da leitura e da discussão de textos fundantes da Teoria Queer, bem como a partir de apropriações, releituras e ressignificações a partir de um sul global, pensar o queer em relação a objetos e a fenômenos caros ao campo da comunicação. Gêneros e Sexualidades. Identidades e Diferenças. Corpos e relações de poder. Representação midiática.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Sociedade da desinformação e infodemia
Disciplina interinstitucional entre UFMG, PUC-MG e UFOP
Ementa: Da informação à desinformação; desinformação e infodemia; teorias conspiratórias; crença, verdade e desinformação; semiótica de desinformação.
 
Tópicos Especiais em Comunicação IV: Violência, gênero e testemunho
Ementa: O caráter gendrado do trauma. Regimes de visibilidade de violências de gênero. Testemunho, experiência, verdade e reparação de sujeitos subalternos na cultura da mídia. A questão da temporalidade em narrativas de teor testemunhal na Comunicação. Testemunho em sua relação com gênero e infância.
 
Tópicos Especiais em Comunicação II: Tecnologias da comunicação, Ecologia midiática e Plataformização
Ementa: Aborda a trajetória da discussão teórica sobre os impactos múltiplos e complexos das tecnologias da informação e da comunicação sob os segmentos da vida política, social, econômica e cultural.  O conceito de ecologia da mídia, noção de ambientes que afetam pessoas, modelam percepção e cognição, além de condicionarem a formação de identidades pessoais e de grupo, relações sociais e estruturas de poder. O fenômeno da plataformização e suas novas possibilidades de interação e fluxos comunicacionais. Implicações dessas infraestruturas programáveis de interações personalizadas por processamento algorítmico na construção de novos hábitos de consumo e modos de apropriações individuais e coletivas da mídia, além de mudanças nas relações entre produtores e o público e no desenvolvimento de linguagens e formas de expressão.
 
Tópicos Especiais em Comunicação II: O sentido crítico da contracultura: ecos na cultura midiática, na música popular e no cinema contemporâneo
Ementa: Atualização do conceito de contracultura em diálogo com as manifestações artísticas e a produção midiática contemporânea. As transformações da crítica cultural. A música popular e os trânsitos entre contracultura e cultura pop. O cinema contemporâneo e a temática da contracultura.
 
Tópicos Especiais em Comunicação IV: Cultura visual
Ementa: Viradas icônica e pictórica. Produção, circulação e funcionamento da imagem entre significação e agência. Modos de olhar e experiências visuais no trabalho com/das imagens.
 
Tópicos Especiais em Comunicação II: Novos Modelos de Negócio em Comunicação
Ementa: Modelos de negócio em Comunicação – processos disruptivos e formatos contemporâneos. Branded content em Comunicação: aproximações com o jornalismo e a publicidade. Modelo de negócio e inovação; Modelos de negócio tradicionais na Comunicação. Modelos de negócio da mídia. Novos modelos de negócio: crowdfunding, assinatura, franquia, diversificação de produtos, modelos híbridos, modelos corporativos e modelos disruptivos.
 
Tópicos especiais em comunicação II – Sonoridades, tecnologias e culturas urbanas
Ementa: Som, materialidade e mídias sonoras. Formas expressivas do som: mecânicas do som e pragmáticas da escuta. Sonoridades, tecnologias e territorialidades urbanas. Aspectos e abordagens metodológicas do estudo do som, da música e de tecnologias do som (rádio, fonografia, plataformas) na comunicação.
 
Tópicos Especiais em Comunicação II: Leitura e produção textual das narrativas contemporâneas
Ementa: O caráter social da linguagem. O corpo como comunicação humana. Importância da leitura e da escrita nos processos comunicativos. Processos comunicativos (leitura, interpretação e produção textual). O conhecimento prévio na leitura. Estratégias de leitura. Os aspectos cognitivos e metacognitivos da produção textual. Noções fundamentais sobre estrutura e conteúdo: coesão, coerência, clareza e adequação. Revisão, escrita e reescrita orientada de textos acadêmicos.