MESTRADO:
Comunicação e temporalidades (1º semestre) 2015.01 |
2016.01 |
2017.01 |
2018.01 |
2019.01 |
2020.01 |
2021.01 |
2022.01 |
2023.01 |
2024.01
Ementa: Temporalidades e processos comunicacionais em suas dimensões históricas e conceituais. Perspectivas epistemológicas e teóricas da Comunicação. Articulações e paradigmas temporais na experiência, nas mediações sociotécnicas e nos contextos midiáticos em sua produção, recepção e circulação. Práticas e materialidades da comunicação nas interrelações entre dispositivos, tecnologias e sentidos. Expressões do contemporâneo e o papel central da comunicação na vida social.
Atualidade e crítica dos processos comunicacionais (Obrigatória para Linha de Pesquisa 1 - 1º semestre) 2015.01 |
2016.01 |
2017.01 |
2018.01 |
2019.01 |
2020.01 |
2021.01 |
2022.01 |
2023.01
2024.01 Ementa: Investidas críticas relacionadas aos processos comunicacionais e às disputas sociais. Contextos, tensões e dissensos contemporâneos sob a ótica da Comunicação. Mídias como vetores da experiência e da socialização. Identidades e alteridades no âmbito das temporalidades. Memória, acontecimento e narrativa nos fenômenos midiáticos. Sentidos, linguagens e estéticas da comunicação e a relação com os diversos domínios do social e da cultura.
Interações e processos de significação (Obrigatória para Linha de Pesquisa 2 - 1º semestre) 2015.01 |
2016.01 |
2017.01 |
2018.01 |
2019.01 |
2020.01 |
2021.01 |
2022.01
2023.01
Ementa: As lógicas comunicacionais e os mecanismos de produção de significados e sensações. A constituição dos meios, suas processualidades e formas de articulação no espaço social. As afetações do tempo nos dispositivos comunicacionais: história, evolução e emergências. As dinâmicas de interação social e redes de mediação. Aspectos relacionais, políticos, simbólicos e pragmáticos das linguagens da comunicação.
Metodologia de pesquisa em Comunicação (2º semestre) 2015.02 |
2016.02|
2017.02 |
2018.02 |
2019.02 |
2020.02 |
2021.02
2022.02 |
Ementa: Ciência e conhecimento. Produção científica, fenômenos e fazeres da pesquisa em Comunicação. Formulação do problema de pesquisa e delimitação das perspectivas teórico-metodológicas. Construção de projetos articulados com a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa do Programa.
Orientação de Dissertação: Tarefa especial – elaboração de tese, dissertação ou trabalho equivalente (3º e 4º semestres)