Atualmente, no âmbito da internacionalização, o PPGCOM tem enviado alunos e recebido discentes estrangeiros a partir de acordos interinstitucionais firmados entre a UFOP e Instituições ou Grupos de outros países, via Coordenadoria de Assuntos Internacionais.
Desde 2016, o PPGCOM conta com discentes vindos por meio de Seleção Extemporânea realizada pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, via cooperação com a OEA e Comissão interna do Programa. Cinco mestras estrangeiras (duas argentinas, duas mexicanas e uma hondurenha) já defenderam suas dissertações (egressas das turmas 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020). Atualmente, há dois discentes de origem moçambicana (turmas 2023 e 2024) ingressantes por meio do Convênio GCUB-UFOP.
O Prof. Frederico Tavares é membro do Comitê Acadêmico no Programa “Publicaciones periódicas y literatura” (PPLit)” desenvolvido junto ao Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales da Universidad Nacional de La Plata. Além disso, o docente integra o projeto “Images of the invisible territories: transects of the Corridor Bioceanico Capricornio Brazil/Chile”, coordenado pelos docentes Dorothee Kimmich (Universität Tübingen) e Fernando Resende (UFF) e aprovado em edital na Alemanha em 2023 (Tübingen Research Takeoff Programme).
Entre os meses de setembro e outubro de 2017, a Profa. Debora Cristina Lopez recebeu no Programa de Extensão Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin) uma graduanda alemã. Ela era, à época, estudante de Media Research and Media Practice na Technische Universität Dresden. Em 2024, via Grupo de Pesquisa Conjor, a docente supervisionará uma aluna colombiana.
Em 2016, o PPGCOM enviou duas alunas à Universidade de Ural (Rússia) e em 2017, recebeu três discentes da mesma universidade. Em ambos os intercâmbios, as alunas acompanharam disciplinas e participaram das atividades da pós-graduação das duas instituições.
Outras ações de internacionalização e parcerias estão descritas nos documentos do PPGCOM junto à Plataforma Sucupira da CAPES.