Linhas de Pesquisa

 

Linha 1 - Práticas comunicacionais e tempo social
Processos de produção de sentidos e participação da comunicação na configuração da temporalidade e da memória. Modos de reconhecer e mediar o tempo. Leitura crítica das tensões e dos discursos que circulam na comunicação e no jornalismo, seu aparecimento, solidificação e rupturas. Contempla pesquisas sobre práticas jornalísticas e comunicacionais e sua vinculação com a cultura, a política, a experiência e as questões centrais da contemporaneidade.

Docentes: Agnes Francine Mariano, Ana Carolina Lima Santos, Cláudio Rodrigues Coração, Denise Figueiredo Barros do Prado, Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, Frederico de Mello Brandão Tavares, Hila Bernardete Silva Rodrigues, Karina Gomes Barbosa, Maria Gislene Carvalho Fonseca e Marta Regina Maia.

Linha 2 - Interações e emergências da comunicação
Interpelações do tempo nas formas e lógicas comunicacionais, as afetações entre mídia e sujeitos sociais, modos de inscrição, formatos e dinâmicas nos diferentes usos e apropriações dos dispositivos midiáticos. Acolhe investigações acerca dos processos de circulação, das linguagens e transformações dos meios, bem como sobre a relação entre produção e recepção, a interação e as redes em suas dimensões sociais, técnicas e estéticas.

DocentesDebora Cristina Lopez, Marcelo Freire Pereira de Souza, Nair Prata Moreira Martins, Natália Moura Pacheco Cortez e Pedro Silva Marra.