Projetos de Pesquisa

 
Em andamento:
 
Projetos Docentes Linha 01 - Práticas comunicacionais e tempo social
__________________________________________________________________________________________________________________
 
A ditadura apropriada: anacronismos e ressignificações de fotografias assimiladas em obras de arte contemporâneas que tematizam os regimes militares latino-americanos
Profa. Dra. Ana Carolina Lima Santos
Nos últimos anos, artistas latino-americanos têm recorrido à estratégia de apropriação de fotografias do universo afetivo, documental ou jornalístico para materializar memórias dos regimes militares ditatoriais levados a cabo em seus países. À revelação das histórias de opressão, tortura e assassinatos, empreendida sobretudo pelas Comissões Nacionais da Verdade, essas obras adicionam uma dimensão sensível, pelo entrecruzamento de temporalidades heterogêneas que revisitam à luz do presente dimensões testemunhais de outrora. Esta pesquisa se propõe a investigar alguns desses trabalhos, de modo a apreender as especificidades mnemônicas, testemunhais e poéticas neles instauradas; observando, em especial, os anacronismos e ressignificações envolvidos.
 
Bêbado trajando luto: potencialidades estéticas e tensionamentos midiáticos da contracultura na música popular brasileira dos anos 1970
Prof. Dr. Claudio Rodrigues Coração
Pretendemos, com este projeto, identificar experiências da cultura midiática atravessadas pela articulação de manifestações estéticas da contracultura, mais especificamente o contexto da produção musical brasileira popular dos anos 1970. Acreditamos que as potencialidades estéticas e midiáticas podem nos fornecer elementos acerca das representações das obras de artistas, vinculados, cada um ao seu modo, ao movimento contracultural dos anos 1970 (no embate entre tropicalistas e pós-tropicalistas). Assim, para tratarmos da experiência estética no campo da comunicação, a aproximação conceitual sobre a contracultura parece ser decisiva para percebermos questões categóricas mais alargadas como: temporalidades da ruptura, da utopia e da resistência. Por isso, o eco do que chamaremos de gesto contracultural (nos termos de DIDI-HUBERMAN, 2017) será observado, identificado e analisado no trânsito entre música popular brasileira (os impasses da produção pós-tropicalista dos anos 1970, em seus mais variados gêneros) e as tematizações sociais e culturais, por meio do entendimento da concepção de cena musical e música popular massiva (JANOTTI JUNIOR; FREIRE FILHO, 2006). Nossos objetos de análise serão os álbuns: Fa-tal – Gal a Todo Vapor (1971), de Gal Costa; Jards Macalé (1972), de Jards Macalé; Cinema Transcendental (1979), de Caetano Veloso; Linha de Passe (1979), de João Bosco.
 
Midiatização, celebridades e legitimidade cultural: os processos contemporâneos de construção do valor
Profa. Dra. Denise Figueiredo Barros do Prado
Este projeto propõe refletir sobre como se desenvolvem os processos de valorização das práticas culturais no contexto de celebrização e midiatização do campo da cultura. Para isso, problematiza os processos contemporâneos de legitimação cultural, a emergência das celebridades e as transformações das modalidades interacionais na sociedade midiatizada. Metodologicamente, sugere-se articular as discussões teórico-analíticas associadas aos conceitos de midiatização, cultura e celebridades, a uma reflexão empírica da trajetória midiática de algumas figuras públicas (Anitta, Emicida e Marilia Mendonça), a fim de observar as transformações culturais emergentes. Para operacionalizar o estudo destas trajetórias midiáticas, deve-se desenvolver três eixos analíticos: contextual, interacional e formal/discursivo. A hipótese central deste trabalho é se vive uma mudança na construção do valor cultural devido a uma transformação significativa nas formas de interação social, marcadas pela midiatização, que afeta os processos de constituição do valor cultural. A constituição do valor cultural envolveria, entre outros elementos, a emergência e o fortalecimento de figuras públicas capazes de capitalizar sua visibilidade em prol de políticas de valorização e legitimação cultural.
 
Quais vidas realmente importame em Westeros? Gêneros e Sexualidades em As Crônicas de Gelo e Fogo e em Game of Thrones
Prof. Dr. Felipe Viero Kolinski Machado
A questão mobilizadora desta pesquisa consiste em perceber, tendo em vista a trajetória de quatro protagonistas femininas de As Crônicas de Gelo e Fogo (cinco volumes lançados até então) e de Game of Thrones (oito temporadas), observadas partir de referenciais teóricos e políticos dos estudos de gênero e de sexualidade, quais vidas, em uma lógica heteronormativa (WARNER, 1991), podem ou não importar (BUTLER, 1993) no contexto da trama. O objetivo central desta investigação, por conseguinte, consiste em perceber neste fenômeno literário/audiovisual, de que modo, no escopo da saga, se dá a representação destas mulheres, tendo em vista questões de gênero e de sexualidade, e o que isso indica sobre a validade destas e de outras vidas em um contexto heteronormativo e patriarcal. Os objetivos específicos, então, incluem: realizar uma revisão bibliográfica acerca do objeto (ampliando o estado da arte, apresentado na segunda seção deste projeto), dos estudos de gênero/feministas e de sexualidade/teoria queer, da cultura pop e das noções de narrativa e de discurso; contribuir para o estudos da comunicação que se voltam à cultura pop/ questões de gênero e de sexualidade; empreender uma análise crítica cultural (KELLNER, 2001) a partir dos estudos de gênero/sexualidade; realizar um exercício metodológico, a partir de procedimentos complexos e abrangentes, tendo como inspiração o circuito da cultura (JOHNSON, 1999); empreender grupos focais (com discentes da Universidade Federal de Ouro Preto) a fim de observar como, neste cenário, se compreendem tais discussões políticas e representações.
 
Identidades colecionáveis: lógicas de arquivo na confecção e atualização jornalísticas de uma dupla memória editorial
Prof. Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares
Esta proposta de pesquisa tem por interesse pensar sobre como o tempo social contemporâneo remete também ao tempo “biográfico” de produtos impressos e suas relações com um público, uma duração entre o “eu” e o “outro”, entre fatos de vida e fatos históricos, entre memória e ficção, como nos coloca Arfuch (2010). No “espaço biográfico”, como propõe a autora, estão reunidas diversas memórias – individuais e coletivas – narradas (em diferentes manifestações – na literatura ou em outras áreas), nas quais estão presentes traços de textos ou discursos variados; daí a existência de uma intertextualidade ou interdiscursividade neste espaço. A “transposição” dessa lógica, em diálogo com a criação de documentos “históricos” propostos pelas revistas (edições especiais de periódicos), associa a perspectiva de uma escrita biográfica (em curso) a outros contornos e montagens narrativas, que operam com um conjunto de saberes arquivísticos, jornalísticos entre outros. E os reúne a fim de construir um objeto colecionável. Objeto este que revela uma identidade editorial e ao mesmo tempo uma dupla memória: do próprio periódico e daquilo que ele propõe como memorável. A proposta principal da investigação busca compreender a composição e atualização de identidades editoriais jornalísticas a partir do estudo de lógicas de arquivo e memória presentes em edições especiais de revistas impressas. O objetivo central pretende buscar uma historicidade da editoração que acompanha produtos jornalísticos impressos e suas respectivas identidades editoriais.
 
Quem é essa menina? Afetos, imagens, representações e imaginários da infância feminina
Profa. Dra. Karina Gomes Barbosa
Pensar as meninas na Comunicação Social requer um imbricamento entre gênero e infância. No que diz respeito à infância, grande parte das pesquisas no campo da  Comunicação se volta para questões de políticas de comunicação, como para os debates em torno do sistema de classificação indicativa e da proteção aos direitos da criança e do adolescente em relação aos sistemas de mídia. Também há uma série de pesquisas do campo da Comunicação que tratam de produtos da cultura de massa voltados à infância. O fato é que ainda há lacunas para se pensar a infância engendrada no âmbito das práticas comunicacionais contemporâneas. É nessa interseção que esta pesquisa se insere, buscando pensar as maneiras pelas quais a cultura de massa, especificamente os produtos comunicacionais da cultura de massa, atua na construção e circulação de afetos, imagens, representações e imaginários da ideia de menina – e quem é essa menina. Esta é a questão central que move esta pesquisa, questão que suscita outras, tais como: que meninas são representadas e imaginadas pela cultura de massa?; o que essas representações excluem e no que insistem, o que reiteram – e como essas imagens circulam afetos?; como as articulações raça-gênero- classe-etnia se apresentam nesses discursos e imaginários?; quais as relações entre tais afetos e imaginários e o consumo?; como as questões de idade e juventude atuam nessas configurações?
 
Movimento #cordelsemmachismo e suas dimensões comunicacionais: um estudo feminista decolonial e as transformações no cordel brasileiro
Profa. Dra. Maria Gislene Carvalho Fonseca
Este projeto propõe um estudo sobre como o movimento #cordelsemmachismo proporciona transformações práticas, conceituais e mercadológicas no cordel, a partir da realização de ações políticas e da realização de eventos que geram visibilidade para as mulheres poetas e para seus trabalhos. Nosso referencial teórico está situado no entendimento sobre a poesia de cordel produzida por mulheres a partir dos estudos de Santos (2019) e Lemaire (2018), e nas reflexões sobre as transformações socioculturais empreendidas pelos usos das redes sociais online, desenvolvidas por Canclini (2019). Para a realização desta reflexão, utilizamos a referência de metodologias feministas decoloniais a partir de Lugones (2019), Curiel (2020) e da Teoria do Ponto de Vista, proposta por Hill Collins (2019).
 
Livros de perfis jornalísticos: análise das angulações, gêneros e temporalidades
Profa. Dra. Marta Regina Maia
Este projeto tem por objetivo traçar um diagnóstico das produções de perfis jornalísticos, tendo como corpus de pesquisa os livros produzidos no Brasil com essa finalidade, seja em forma de compilação ou produzido especialmente para esse fim. Retoma, assim, parte de projeto de pesquisa já realizado entre 2012 e 2014 (com bolsistas PIBIC/CNPq e PIP/UFOP), bem como do estágio de pós-doutoramento (já finalizado) da proponente, e, ainda pesquisa realizada, entre 2017-2018, com três bolsistas (PIBIC/CNPq, PIP/UFOP e PROBIC/Fapemig), além de outra, em andamento, com dois bolsistas (PIP e PIBIC) no sentido de atualizar os resultados obtidos por intermédio de nova coleta de informações e propor uma nova proposta metodológica de sistematização dos dados. A partir desse mapeamento, pretende identificar os principais gêneros utilizados, classificar as angulações dos perfis produzidos (tanto de pessoas célebres como de pessoas comuns) e as temporalidades configuradas nas produções. Para isso, utiliza a seguinte definição de perfil (criação autoral da proponente): composição textual discursiva do sujeito a partir de determinadas angulações que traduzem as perspectivas adotadas na escolha do perfilado, na captação e na edição.
 
Projetos Docentes Linha 02 - Interações e emergências da comunicação
__________________________________________________________________________________________________________________
 
Métodos digitais aplicados ao rádio: uma proposta de adaptação e inovação
Profa. Dra. Débora Cristina Lopez
As metodologias de pesquisa em rádio têm avançado nos últimos anos e se deparado com o desafio de compreender o meio em processo de mutação. Influenciado e ambientado na nova ecologia de mídia, o rádio tem visto sua natureza se alterar e os pesquisadores cumprem o desafio de compreender essas mudanças, de desenhar métodos que contemplem a (re)caracterização do fenômeno comunicacional e de repensar suas práticas investigativas. Pensando nesta demanda, o presente projeto busca uma interface entre os estudos de rádio e os métodos digitais – perspectiva teórico-metodológica que busca olhar para objetos de natureza digital, buscando compreender e discutir seus elementos constitutivos e desafios.
 
Gastronomia e Identidade Mineira nas redes sociais: em busca representação contemporânea de Minas Gerais por meio de seus pratos
Prof. Dr. Marcelo Freire Pereira de Souza
O projeto “Gastronomia e Identidade Mineira nas redes sociais: em busca representação contemporânea de Minas Gerais por meio de seus pratos”, que busca entender a partir coleta de dados em múltiplas redes sociais como a culinária mineira se insere em um contexto nacional e como ela se representa neste ambiente. Observar quais pratos, processos e ingredientes identificam o estado e seus moradores pode indicar importantes traços de identidade do mineiro, além de apontar desdobramentos no campo do turismo e de negócios. A ideia do projeto é conjugar duas vertentes contemporâneas nos estudos dos meios digitais a de Humanidades Digitais (Berry, 2012; Evens e Röhle 2017; Lievrow, 2014) e Sociologia Digital (Marres, 2017) para a compreensão da relação entre cultura e gastronomia. Mais especificamente rastros da representação do mineiros deixadas em redes sociais.
 
Conhecer o ouvinte-internauta: um estudo sobre o perfil da audiência de rádio no cenário de convergência
Profa. Dra. Nair Prata Moreira Martins
O presente projeto de pesquisa pretende estudar uma lacuna no campo do rádio e convergência: a necessidade de conhecer a audiência. Pretendemos, através de um estudo trienal, realizar uma análise de perfil e preferências do usuário jovem de rádio online. Para isso, desenvolveremos uma pesquisa de usabilidade para a percepção das práticas de consumo de rádio por este público. A metodologia organiza-se em etapas, considerando o que Triviños apresenta como triangulação. A revisão de literatura está presente em todo o percurso do estudo e concentrará a abordagem metodológica no primeiro ano. A primeira fase será de delimitação e afinamento dos procedimentos metodológicos. Para desenvolver a pesquisa, iremos nos apoiar nos conceitos de usabilidade e affordance propostos por Jakob Nielsen, Hoa Loranger, Donald Norman e Steve Krug em seus estudos de aplicados prioritariamente a textos escritos em websites. Neste primeiro momento, a metodologia dos autores será adaptada ao conteúdo sonoro e às narrativas complexas, multimídia e multiplataforma. Serão construídas ferramentas de análise que permitam lançar um olhar cruzado e reflexivo sobre os resultados das etapas do estudo. Ainda neste momento serão afinadas as diretrizes que definirão a composição do corpus do estudo.
 
Cognição, mediação e redes híbridas: recomendações e aprendizado no Spotify
Profa. Dra. Natália Moura Pacheco Cortez
O projeto destaca como objetivo investigar a cognição híbrida engendrada nas dinâmicas de aprendizado nos processos de recomendação de músicas na plataforma Spotify. As redes de aprendizado são observadas a partir do modelo lógico Peirceano da semiose. Acredita-se que esse operador teórico-conceitual é relevante por integrar as agências recíprocas de usuários e algoritmos envolvidos nos processos de recomendação, considerando determinação e representação (vetores do modelo semiósico) como momentos de ênfase da agência das instâncias que condicionam o uso das interfaces da plataforma e o desencadeamento das recomendações. A partir disso pretende-se desenvolver metodologia de coleta e análise de dados baseada em classes sígnicas que evidenciem o aprendizado nessa rede de mediações cognitivas.
 
Fazer com sons: técnicas Sônicas, práticas sócio-culturais e territorialidades urbanas
Prof. Dr. Pedro Silva Marra
Este projeto de pesquisa investiga o papel das sonoridades nas dinâmicas de conformação dos territórios urbanos, destacando o caráter participativo dos cidadãos e habitantes da cidade em tais processos. Por meio de práticas como execução de música ao vivo ou gravada em estabelecimentos comerciais, bares e boates; ou emissão de sons, falas e gritos em protestos, manifestações culturais e festividades populares, estes agentes empregam técnicas sônicas para calar adversários, harmonizar-se com aliados, ou estabelecer fronteiras invisíveis, mas materiais e reais entre territórios contíguos ou em disputa. A pesquisa realiza trabalho de campo com registro em áudio, fotográfico e vídeo a fim não só de captar a diversidade de sonoridades presentes e concorrentes em um mesmo território, mas também as formas como tais sons se relacionam. Assim, o projeto busca mapear manifestações sonoras de Vitória, Espírito Santo, a partir de registros realizados em diversas regiões da cidade e de sua região metropolitana.