Fabrício Silveira dá início ao ano letivo 2023 do PPGCOM com Aula Magna sobre Feyerabend e a ciência anárquica da Comunicação

Março 20, 2023
Professor

 

Na última quarta-feira, dia 15 de março, na Casa Finep, o Prof. Dr. Fabrício Silveira deu início às atividades do ano letivo de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP, com a aula magna "'Qualquer coisa serve'? Paul Feyerabend e a ciência anárquica da Comunicação". 
 

Aula magna

Na ocasião, Silveira discutiu questões relevantes para pensar a epistemologia do campo comunicacional, a partir de dois movimentos. O primeiro tomou como base uma pesquisa bibliométrica em que constatou uma baixíssima mobilização de Feyerabend, um dos mais importantes nomes da filosofia da ciência, nos debates da área.

Em paralelo, discutiu pontos que revelam a pertinência das contribuições que o autor poderia trazer para a Comunicação, qualificando-as simultaneamente como instigantes e perigosas, pelo fato de o filósofo entender a ciência como uma entre várias outras possibilidades, compreendendo as influências metafísicas, políticas e econômicas que permeiam qualquer estudo. 

Professores

A aula foi, para discentes e docentes do PPGCOM, uma excelente oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o tema e ampliar as perspectivas da Comunicação como campo. Além disso, marcou o início das atividades do professor Fabrício Silveira junto ao Programa, no qual aturá como professor visitante.