Palestra: "Pensar a imagem outramente"

Junho 28, 2019

 

O PPGCOM da UFOP recebeu no dia 27 de junho de 2019 o pesquisador Dr. Frederico da Cruz Vieira (ALMG), que proferiu a palestra "Pensar a imagem outramente: à escuta ética do rosto e a política por vir". O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa GIRO (Mídia e Interações Sociais), com apoio também do curso de Jornalismo, ocorreu na Hemeroteca do ICSA e contou com participação da comunidade acadêmica do PPG e do Instituto.

palestra

A fala abordou a comunicação a partir de uma perspectiva ética, sobretudo no campo de análise das imagens, valendo-se de conceitos como: Rosto, Hospitalidade, Responsabilidade, Vulnerabilidade, Testemunho e a Escuta, desenvolvidos a partir da visão filosófica de Emmanuel Lévinas e de autores que com ela dialogam. Um dos focos de análise será um conjunto de fotografias relativas aos povos de rua, a maior parte delas da cidade de São Paulo, sejam de autoria de fotógrafos, sejam outras, produzidas pelas próprias pessoas que vivem nas ruas. A reflexão sobre as imagens versará sobre como essas fotografias poderiam dar vida ao gesto de abrir-se à escuta do outro e a partir de quais apreensões das visualidades relativas a essas pessoas isso se torna viável. Procura-se reconhecer a imagem como um nó górdio da experiência estética que padecemos no cotidiano. Uma via de estudo e reflexão a respeito das relações que estabelecemos com as imagens e pela qual acreditamos ser possível fazer uma política outramente, a partir de uma espécie de visitação e transcendência desses rostos precários, rumo a uma democracia por vir das infinitas singularidades, subjetivamente gestadas e nas fotografias expostas; compostas por branco, preto, mas antes por incontáveis cinzas.

Palestra

Frederico Vieira é Doutor (2018) e Mestre (2012) em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Possui graduação em Comunicação Social - Bach Jornalismo (2006) e Relações Públicas (2004), ambas pela UFMG. No campo da Pesquisa Acadêmica, tem se dedicado a pensar as imagens outramente, a partir de suas relações com os sujeitos, considerando-se o binômio ética-política e o campo da experiência estética; bem como as implicações entre o visível e o dizível no universo das imagens e na construção das possibilidades de olhar. Os participantes de suas pesquisas incluem fotógrafos, população de rua e povos migrantes.

Palestra