Experiências no crescimento da Pós-Graduação: palestra com a Profa. Claudia Quadros (UFPR)

Julho 4, 2019

No dia 04 de julho o PPGCOM recebeu a professora Dra. Claudia Irene de Quadros (UFPR), que realizou uma fala a todos os docentes do Programa sobre os desafios e demandas de amadurecimento de um PPG, abordando também as características e os critérios referentes à Avaliação Quadrienal da CAPES a partir dos documentos da grande área "Comunicação e Informação''.

Durante a palestra, a docente expôs questões específicas sobre a qualificação de um PPG - fluxo docente e discente, publicações e produção científica em geral, perspectivas conceituais e curriculares - e chamou a atenção para as especificidades de abertura de um curso de Doutorado, indicando um panorama sobre metas e exigências.

A Profa. Dra. Claudia Irene de Quadros foi coordenadora de dois PPGs da Área de Comunicação, o da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e o da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente atua como professora, acompanhando mais de três avaliações (trienal e quadrienais) da CAPES. Liderou, com outros docentes, em ambas as instituições, a criação de cursos de Doutorado e também os processos de qualificação dos PPGs, com a elevação de seus respectivos conceitos na CAPES.

A vinda da professora integrou as atividades anuais que o PPGCOM da UFOP realiza visando a avaliação e autoavaliação periódicas de sua estrutura e rotinas. Em 2019, entre essas ações, consta também o processo de Recredenciamento e Credenciamento Docente do PPGCOM, do qual Claudia Quadros, em conjunto com uma Comissão formada por docentes internos e outra docente externa, participa como membro avaliador.