Aula Magna - Perspectiva Política e Cartográfica das Mulheres em Movimento no Cinema

Maio 2, 2019

aula magna

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP realiza, no próximo dia 7 de maio, a Aula Magna do primeiro semestre de 2019. A aula, com o tema Perspectiva Política e Cartográfica das Mulheres em Movimento no Cinema, terá como convidada a pesquisadora Ramayana Lira. O evento ocorre às 19h, no auditório do ICSA, e é aberto a toda comunidade.

Ramayana é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), principal entidade acadêmica que reúne pesquisadores de audiovisual no país. Além disso, é pesquisadora permanente do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde é vinculada ao PPG de Ciências da Linguagem.

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC, sua tese trata das políticas da violência no cinema brasileiro contemporâneo. Ramayana tem estágio pós-doutoral na Universidade de Leeds, onde desenvolveu pesquisa sobre o realismo afeto no cinema brasileiro. Entre as principais obras publicadas estão Puta – Dicionário Crítico (Cultura e Barbárie, 2017), A sobrevivência das imagens (Papirus, 2015) e Cinema, globalização e transculturalidade (Unisul, 2013). Atualmente, ao lado da pesquisadora Alessandra Soares Brandão (UFSC), desenvolve o projeto de pesquisa “Mulheres em movimento e movimento de mulheres no cinema e na literatura: precariedade e sobrevivência”.

Desde sua inauguração, em 2015, o PPGCOM tem promovido intercâmbios acadêmicos com pesquisadores de diversas universidades do país. Entre os professores que já estiveram no PPGCOM estão Fernando Resende, Eduardo Meditsch, Vera França, Denilson Lopes, Maurício Lissovsky, Márcio Seligmann-Silva e Marcelo Kishinhevsky