Aula Magna com a Profa. Dra. Itania Maria

Abril 14, 2021
Aula Magna: Comunicação audiovisual

No dia 19 de abril de 2021, segunda-feira, às 19 horas, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto realizará a Aula Magna “Comunicação audiovisual em transição: o futuro como potência de transformação cultural”, ministrada pela Prof. Dra. Itania Maria Mota Gomes (UFBA), no canal do YouTube no PPGCOM.

Na conferência, a professora pretende explorar uma ambição teórico-analítica e política que move seus atuais interesses de pesquisa. A partir da articulação teórica de um conjunto de figuras de historicidades — contexto, acontecimento, afeto, dissenso e gênero — que permitem considerar o futuro em sua dimensão cultural, será proposta a investigação de como produtos e processos audiovisuais constroem o futuro — ao mesmo tempo dão a ver nossas visões, esperanças e temores, e permitem a partilha de sentidos que torna possível um outro mundo.

Esta ambição é proposta no marco dos estudos culturais, tomando suas preocupações conceituais e políticas com os processos de transformação cultural e sua ênfase na análise histórica como lugares de configuração da problemática de investigação.

Participe!

Sobre a palestrante:

Itania Maria Mota Gomes é professora titular da Universidade Federal da Bahia, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. É jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, além de ter sido membro titular do Comitê de Assessoramento Artes, Ciência da Informação e Comunicação (CNPq).

Profa. Dra. Itania Maria Mota Gomes
Data: 19 de abril de 2021.
Canal do PPGCOM/UFOP no YouTube