No total, a(o) discente do Doutorado deverá cumprir 36 créditos, assim distribuídos: 24 créditos em disciplinas (obrigatórias e eletivas), 2 créditos em Estágio Docência (mínimo), 4 Créditos em Atividades Programadas (Produção Intelectual); 6 Créditos em Atividades Complementares (estabelecidas por Resolução do PPGCOM) e Tarefa Especial (sem computação de créditos, conforme Resolução COPNEP UFOP).
No primeiro ano do Doutorado, deve-se cursar duas disciplinas obrigatórias: uma introdutória teórico-conceitual e uma de caráter metodológico, respectivamente: “Comunicação e Temporalidades” (60h/a, 4 créditos), oferecida a todos os discentes (Mestrado e Doutorado) no primeiro semestre do curso, cujo objetivo é estabelecer uma fundamentação teórico-conceitual vinculada a Área de Concentração; “Seminário Avançado de Pesquisa em Comunicação I” (60h/a, 4 créditos).
No segundo ano do Doutorado, cursar, no primeiro semestre, uma disciplina obrigatória de caráter metodológico: “Seminários Avançados de Pesquisa em Comunicação II” (60h/a, 4 créditos). Além de estar matriculado em "Tarefa especial – elaboração de tese, dissertação ou trabalho equivalente" (sem creditação). A matrícula em "Tarefa especial – elaboração de tese, dissertação ou trabalho equivalente" deve se repetir em todos os semestres do terceiro e quarto anos do Doutorado.
Ao longo do curso, o/a discente deve cumprir 12 créditos em disciplinas eletivas, priorizando-se, para isso, os dois primeiros anos do curso.