Grupo de pesquisa Ponto realiza simpósio sobre afetos, gêneros e narrativas

Novembro 22, 2019

Com o tema “Afetos, Gêneros e Narrativas”, o grupo de pesquisa Ponto irá realizar seu primeiro simpósio nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O evento ocorre em conjunto com a IV Jornada de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Ufop e será guiado por discussões sobre sexualidades, gêneros, diversidades e afetos na pesquisa em Comunicação e nas Ciências Sociais, com a presença de pesquisadores e pesquisadoras da UFMG, da PUC-BH e da Ufop.

No dia 26, terça-feira, serão apresentados trabalhos já realizados pelos projetos de incentivo à diversidade Vidas e Ariadnes, vinculados ao grupo, e palestra de abertura sobre a potência do afeto e dos corpos da pesquisa na academia.

Na parte da manhã dos dias 27 e 28, quarta e quinta-feira, serão oferecidos seis minicursos com vagas limitadas. Além disso, serão apresentadas as pesquisas de mestrado dos e das estudantes do PPGCOM da Ufop. Na tarde da quarta-feira ocorre a mesa redonda "Leituras de imagens, releituras do mundo" e, à noite, a palestra "Narrativas das violências contra pessoas LGBTQ+ e contra mulheres heterossexuais no Brasil". Na tarde do dia 28, a mesa redonda "Mulheres na ciência" encerra o simpósio.

Além das discussões acadêmicas, o simpósio conta ainda com atividades culturais como exposição fotográfica, exibição audiovisual e feira de trocas, entre outras.

A programação completa e os horários estão na página do Ponto, no Facebook.

programacao_simposio_ponto.pdf1.48 MB