Aula Magna com a professora visitante Dra. Nelia Del Bianco

Dezembro 8, 2020
Aula Magna Nelia

Na quarta-feira, 16 de dezembro, o Canal do PPGCOM UFOP no Youtube recebe a Prof. Dra. Nelia Del Bianco para a aula magna Pesquisar para quê? A produção de conhecimento em Comunicação a partir de critérios de avaliação.

A palestra discute a pesquisa realizada no âmbito das Ciências Sociais, incluindo as aplicadas que, ainda que considerada como prática social essencial, a relevância é frequentemente questionada por parcelas da sociedade e agências de fomento governamentais.

Novos critérios da Capes para avaliação dos programas de pós-graduação desafiam o campo da Comunicação a pensar sobre o impacto e o caráter inovador da produção intelectual, bem como sobre os efeitos econômicos e sociais dos programas, internacionalização e visibilidade das pesquisas.

Na aula, a pesquisadora busca refletir sobre a aplicabilidade desses critérios de avaliação, para além de uma visão utilitarista, vislumbrando como eles podem colaborar para a reinvenção do fazer pesquisa.

Sobre a palestrante:

Nelia Del Bianco é professora visitante do PPGCOM/UFOP. É jornalista, doutora em Comunicação e Jornalismo pela ECA-USP e pesquisadora de rádio, tecnologia, jornalismo e políticas de comunicação. Atua como orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e Universidade Federal de Goiás. É membro da Rede de Radiojornalismo da SBPJor, do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom e do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação.

Profa. Dra. Nelia Del Bianco
Data: 16/12/2020 às 18h