1ª Mestra pelo Convênio PAEC GCUB-OEA

Novembro 19, 2018

A aluna Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez recebeu, no último 06 de novembro de 2018, o Diploma de Mestra em Comunicação pelo PPGCOM. Alejandra foi a primeira discente estrangeira a integrar o corpo de pesquisadores do PPG a partir do Convênio (Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação "Bolsas Brasil") estabelecido entre a UFOP, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). A dissertação da aluna, "Do teleteatro às narco séries: o gênero de teleficção colombiana", foi defendida em junho de 2018 e está disponível no Repositório Institucional da UFOP.

Alejandra, que é colombiana, participou de rigorosa seleção (com etapas na UFOP e na OEA), envolvendo 69 inscritos de toda a América Latina, e integrou a turma de mestrandos de 2016 do PPGCOM. Em 2017 e 2018, outras duas alunas foram selecionadas (do México e da Argentina, respectivamente) e cursam hoje o Mestrado. Todas elas com bolsas de estudos.

(Foto: Alejandra e seu orientador, Prof. Dr. Frederico Tavares)

A Mestra esteve no Brasil para participação no IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina, ocorrido na Universidade de São Paulo (USP), onde apresentou resultados da sua pesquisa de Mestrado. A discente comentou a importância de sua formação no PPGCOM-UFOP: "O mestrado no PPGCOM da UFOP não só me permitiu refletir sobre a comunicação, seu lugar na construção de sentidos sociais e sua relação com o tempo, mas também pensar no meu papel como profissional e como pesquisadora. Nas trocas com outros mestrandos e docentes, pude me aproximar da cultura brasileira como uma forma de entender e de agir no mundo e consegui identificar proximidades com realidades colombianas e latino-americanas. O mais valioso são os laços de amizade e cooperação que se criaram e que nos permitirão construir em conjunto reflexões críticas sobre os fazeres da comunicação nos cenários atuais e futuros".

Sobre o PAEC-OEA-GCUB

Criado em 2011, O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB) é resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE).

O Programa é uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe e tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil.

Desde sua primeira participação no Programa, de 2014 até 2017, a UFOP recebeu 18 alunos, vindos de 8 países, para 7 Programas de Pós-Graduação. Na edição de 2018, a UFOP está recebendo o maior número de estudantes, sendo 15 discentes, de 11 países diferentes, destinados a 12 Programas de Pós-Graduação.