Projetos de Pesquisa

 
 
Projetos Docentes Linha 01 - Práticas comunicacionais e tempo social
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A ditadura apropriada: as memórias ditatoriais entre fotografias do passado e obras de arte do presente
Profa. Dra. Ana Carolina Lima Santos - Execução: 2022 a 2025
 
Ao observar obras de arte das duas primeiras décadas do século XXI que referenciam a ditadura civil-militar brasileira, é possível notar a apropriação e a recomposição de fotografias pré-existentes como recurso frequente para conformar memórias acerca do regime ditatorial. A partir de um levantamento preliminar que localizou 24 produções que assim se configuram, feitas por 8 artistas nacionais e 6 estrangeiros; esta pesquisa examina tal conjunto de trabalhos a fim de perceber de que modo as fotografias de outrora são aí acolhidas e então ganham atualidade, sugerindo figuras memorialísticas que delineiam novas acepções sobre o passado autoritário. Objetiva-se, dessa maneira, identificar quais são as principais figuras mobilizadas no presente e investigar como elas modulam (re)significações que se processam de forma relacional, entre o acontecimento e a atualização fotográfica e artística agenciada nas obras. Interessa, particularmente, apreender as especificidades mnemônicas que se instauram nesse âmbito.
 
 
Cinema Transcendental: comunicação, temporalidades e dissonâncias contraculturais nos Filmes de Contagem
Prof. Dr. Claudio Rodrigues Coração - Execução: 2022 a 2024
 
Uma das passagens mais contundentes do filme No Coração do Mundo (2019), de Gabriel Martins e Maurílio Martins, é quando a personagem Selma (Grace Passô) dialoga com Marcos (Leo Pyrata) sobre a possibilidade de empreender uma jornada para o coração do mundo, um outro espaço/tempo idealizado e projetado além do território marcado da cidade de Contagem, onde vivem: “O coração mundo é o próximo lugar. É para onde a gente quer ir. É onde a gente quer pisar. É para onde vai o desejo da gente”. Há na fala da personagem uma espécie de síntese dos propósitos desenhados no filme, uma reflexão sobre um dado caldo cultural, a partir da experiência temporal e da prática ancorada a essa reflexão, essencialmente a vivência condicionada ao “eixo Contagem”. Partindo de uma perspectiva em que as manifestações da produção audiovisual contemporânea possam servir de esteio para uma abordagem analítica mais pormenorizada (não menos conceitual) sobre a comunicação e a temporalidade, nos cercamos no chamado Cinema de Contagem (mais especificamente nas produções oriundas em torno da produtora Filme de Plástico) para tecermos as seguintes hipóteses norteadoras desta pesquisa: a reinvenção da crítica cultural, concebida numa produção cinematográfica regional que reinventa a contracultura, ou, pelo menos, aponta a noção de uma atualização contracultural; a identificação de uma espécie de prosa do mundo (nosso pressuposto central) sobre esse narrar característico presente em filmes que se utilizam da quebra do melodrama e/ou do naturalismo mais radical para a sedimentação de uma afirmação/decifração dos territórios e das paisagens (tanto nos seus aspectos espaciais quanto temporais); a descrição da música popular brasileira como fio de entendimento dessa prosa do mundo, desde a trilha sonora até as intertextualidades; e, finalmente, o acúmulo temático dos Filmes de Contagem com questões inseridas na discussão da contemporaneidade de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Assim, acreditamos que os Filmes de Contagem possam nos ajudar a empreender uma proposição mais alargada em torno do world cinema (NAGIB, 2011), no que concerne ao fio conceitual e teórico aqui proposto: as dinâmicas da contracultura, a incorporação da canção popular brasileira contemporânea com a produção audiovisual. É importante salientar que este projeto de pesquisa é uma extensão das discussões realizadas e aferidas desde a pesquisa Bêbado trajando luto: potencialidades estéticas e tensionamentos midiáticos da contracultura na música popular brasileira dos anos 1970, em que tratamos dos aportes da música popular em consonância com a cultura midiática e a comunicação. Este projeto de pesquisa pretende sugerir pontos de contato mais firmes a respeito não só da atualização da contracultura, e seu sentido de urgência, como dissemos, mas também estender teórica e metodologicamente a descrição dos fenômenos (híbridos, transdisciplinares) recentes da comunicação em que, acreditamos, os Filmes de Contagem se firmam como objeto poderoso e eficaz para tal fim.
 
Celebridades e Lutas Sociais II: potencialidades afetivas
Profa. Dra. Denise Figueiredo Barros do Prado - Execução: 2022 a 2025
 
Estudos recentes vêm trazendo à tona, cada vez mais, a força das celebridades na cultura contemporânea. Ao olhá-las, observamos traços da vida social se articulando e formas de habitar a cultura se evidenciando, favorecendo uma compreensão dos valores sociais contemporâneos (França et al. 2014; Simões, 2012). Nessa pesquisa, propomos refletir como a articulação entre um contexto social de celebritização, tornado manifesto pela trajetória de determinadas figuras públicas, pode tensionar as leituras emergentes sobre o quadro cultural contemporâneo e colaborar para a problematização dos elementos tensionam o mundo social (como questões de gênero, identidade e racismo). Para tratarmos desse tema, sugerimos uma dupla abordagem articuladora de uma processualidade social panorâmica ou metaprocessual (Drissens, 2014), chamada de celebritização, e sua associação a processos e práticas mais ligados à vida cotidiana e à trajetória do célebres, aqui tratadas pelo conceito de celebrificação. Essa abordagem processual vê a celebritização articulada a outros metaprocessos sociais em curso, tensionando o mundo social, bem como afetando a forma como ser célebre se constitui socialmente. Nessa perspectiva, a visibilidade dos célebres afeta dinâmicas sociais mais amplas – do campo cultural, econômico e político – ganhando transversalidade e singularidade no nosso contexto, ao mesmo tempo em que se pode ser compreender a afetação das figuras públicas no quadro social a partir da percepção dos gestos comunicacionais engendrados por eles/as na vida cotidiana. É o conjunto dos valores sociais de cada época, associado às formas de interação e troca social, que vão auxiliar na constituição do sucesso, na adesão e no reconhecimento do lugar dos célebres, bem como na tematização pública de questões. Por um viés comunicacional da construção da trajetória do célebre, realiza-se uma leitura conjugada da constituição midiática dos célebres às práticas interacionais, articuladas ao contexto social mais amplo (FRANÇA, 2014). A partir dessa reflexão integrada pretende-se observar os contornos práticos desse processo social mais amplo ao enfocar a ação dos sujeitos no mundo, bem como o acionamento e a problematização estimulada pelos célebres de temas como racismo, identidade e gênero. Esse olhar combinatório – da celebritização como um metaprocesso e da celebrificação como uma prática – contribui para articular âmbitos sociais mais amplos à dimensão das práticas cotidianas, permitindo que a ação dos sujeitos seja vista à luz (mas não subsumida) por um viés social mais amplo.
 
Quais vidas realmente importame em Westeros? Gêneros e Sexualidades em As Crônicas de Gelo e Fogo e em Game of Thrones
Prof. Dr. Felipe Viero Kolinski Machado - Execução: 2019 a 2023
 
A questão mobilizadora desta pesquisa consiste em perceber, tendo em vista a trajetória de quatro protagonistas femininas de As Crônicas de Gelo e Fogo (cinco volumes lançados até então) e de Game of Thrones (oito temporadas), observadas partir de referenciais teóricos e políticos dos estudos de gênero e de sexualidade, quais vidas, em uma lógica heteronormativa (WARNER, 1991), podem ou não importar (BUTLER, 1993) no contexto da trama. O objetivo central desta investigação, por conseguinte, consiste em perceber neste fenômeno literário/audiovisual, de que modo, no escopo da saga, se dá a representação destas mulheres, tendo em vista questões de gênero e de sexualidade, e o que isso indica sobre a validade destas e de outras vidas em um contexto heteronormativo e patriarcal. Os objetivos específicos, então, incluem: realizar uma revisão bibliográfica acerca do objeto (ampliando o estado da arte, apresentado na segunda seção deste projeto), dos estudos de gênero/feministas e de sexualidade/teoria queer, da cultura pop e das noções de narrativa e de discurso; contribuir para o estudos da comunicação que se voltam à cultura pop/ questões de gênero e de sexualidade; empreender uma análise crítica cultural (KELLNER, 2001) a partir dos estudos de gênero/sexualidade; realizar um exercício metodológico, a partir de procedimentos complexos e abrangentes, tendo como inspiração o circuito da cultura (JOHNSON, 1999); empreender grupos focais (com discentes da Universidade Federal de Ouro Preto) a fim de observar como, neste cenário, se compreendem tais discussões políticas e representações.
 
Edições especiais de revistas e diferenciação no tempo: trajetórias editoriais e a construção de identidades impressas
Prof. Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares - Execução: 2022 a 2025
 
No infinito conjunto formado por revistas impressas mundo afora – históricas, atuais, jornalísticas, artísticas, literárias ou culturais – é possível encontrar alguns relevos editoriais. As edições especiais saltam como destaques frente a uma periodicidade e/ou sequência. Nosso interesse, ao perguntar sobre as trajetórias dos periódicos, versa não por aspectos representacionais ou sociais, mas na captura de rastros editoriais que habitam as revistas e permitem forjar uma unidade e uma identidade orientadora de sua produção, recepção e circulação. Propomos um percurso metodológico em três passos. O primeiro envolve uma revisão de literatura ligada a pesquisas de natureza interdisciplinar. O segundo passo consiste na montagem do corpus. Realizaremos um percurso pelos arquivos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e outras Hemerotecas de Arquivos Digitais Públicos e Privados a fim de mapear e identificar edições nomeadas como históricas, especiais ou “de colecionador” de três importantes revistas brasileiras de 1928 a 2007. A ideia é acessar as coleções digitais dos periódicos e recortar, por meio de suas capas, um conjunto de revistas cuja duração histórica atravessa décadas e/ou cujo mote editorial volta- se para a cobertura de acontecimentos e/ou eventos “memoráveis”. As três revistas, O Cruzeiro (1928-1975), Realidade (1966-1976) e Manchete (1952-2007), já deixaram de circular, o que ajuda a pensar um “todo” colecionável, em uma duração completa (ainda que a partir de arquivos incompletos em Hemerotecas Digitais). A pesquisa pretende construir um recorte empírico a partir de alguma publicação (ou publicações/títulos) e tensionar as edições especiais – a partir de seus conteúdos (tomados num sentido mais amplo, que inclui suas materialidades) – aos conceitos que fundamentarão o trajeto investigativo. Por fim, um terceiro movimento diz respeito a uma compreensão das edições especiais como acontecimentos que ajudam a pensar e a interpretar um tempo jornalístico próprio e a maneira como o jornalismo (desses periódicos) lida com o tempo e é por ele afetado.
 
Violência, corpo, trauma: imagens de mulheres e meninas no audiovisual
Profa. Dra. Karina Gomes Barbosa - Execução: 2021 a 2024
 
A partir do surgimento das primeiras protagonistas de séries policiais nos anos 1980, na década seguinte adentra-se no que pode ser compreendido como a era de ouro das mulheres detetives e chefes de polícia, e há alguns anos, uma leva de mulheres tem ocupado posições de protagonismo em séries policiais, tanto em narrativas mais tradicionais e episódicas quanto em narrativas complexas. É justamente sobre as protagonistas femininas de narrativas seriadas complexas contemporâneas do gênero policial que o interesse desta pesquisa recai. A partir disso, me interessa compreender que posições de sujeito essas mulheres ocupam no audiovisual contemporâneo, como investigadoras, justiceiras e/ou vítimas, especialmente em relação à violência, e em relação às operações narrativas em que estão inseridas, muitas vezes desenvolvidas em torno de violências de gênero, e construtoras de determinados regimes de visibilidade. Nesse contexto representacional, parece-nos que os corpos femininos têm importante papel: sejam os corpos das protagonistas, não mais como objetos, mas não necessariamente como sujeitos de desejo; sejam os corpos das vítimas, como objetos da violência, mas não necessariamente protagonistas, e muitas vezes demarcadas como corpos de meninas assassinadas pelo patriarcado. Investigo as protagonistas de 7 seriados audiovisuais contemporâneos policiais bem como as vítimas de violência dessas narrativas, além das protagonistas de 3 animações infantis.
 
Narrativas jornalísticas em livros: o testemunho midiático no Brasil
Profa. Dra. Marta Regina Maia - Execução: 2021 a 2025
 
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar livros jornalísticos que abordam a situação política recente do país, a partir da análise da narratividade, testemunho e temporalidade presentes nas reportagens produzidas. Considerando que o campo jornalístico passa por alterações, é preciso localizar qual o lugar dos livros jornalísticos nesse universo. Nesse sentido, essa pesquisa pretende investigar de que forma cinco livros jornalísticos (lançados entre 2019 e 2022) participam dessa dinâmica comunicacional e de que maneira ocorre o testemunho midiático e a produção narrativa das obras. A partir do processo de configuração das narrativas, será utilizado o seguinte protocolo metodológico, composto por três categorias: O processo de captação e relação entre jornalista e fontes/personagens/testemunhos, a configuração narrativa do material coletado e o posicionamento do público a partir da reverberação das produções. Para a discussão aqui proposta, será levada em consideração, principalmente, os aspectos testemunhais, narrativos e temporais – observando também as interfaces com a história e a literatura - que foram utilizados para a produção dos livros publicados.
 
Transmutações de uma prática cultural: continuidades e rupturas nas representações visuais da mulher leitora
Prof. Dr. Paulo Bernardo Vaz - Execução: 2024
 
Adotando por premissa que a leitura é uma prática cultural de apreensão e simbolização do mundo, cujos gestos, fazeres, representações e historicidade refletem as distintas matrizes de significação que conformam e informam a vida social, o presente projeto de pesquisa se propõe a investigar, em diálogo com a História da Leitura e com o conceito de Atlas desenvolvido por Aby Warburg e Georges Didi-Hubermann, o lugar simbólico-representacional destinado às mulheres em figurações visuais – obras pictóricas, gráficas, esculturais e fotográficas – da prática leitora. Para tanto, buscará conjugar dois eixos analíticos complementares: i) aprofundar as discussões sobre a presença das mulheres no contexto da história social da leitura, atentando para suas continuidades e rupturas (eixo a ser trabalhado em parceria com o Prof. Dr. Fabrício José Nascimento da Silveira); e, ii) apreender as potencialidades enunciativas e usos comunicacionais que essas imagens evocam e fazem ressoar na contemporaneidade (eixo a ser trabalhado pelo Prof. Dr. Paulo Bernardo Ferreira Vaz). Metodologicamente as imagens coletadas – cerca de 1500 até o momento – serão organizadas tendo por referência a periodização clássica da historiografia da leitura (Mundo Antigo e Medieval; Período romântico-burguês; Idade Moderna e Contemporaneidade), estratégia que nos permitirá assimilar os quadros de sentido que incidem sobre a representação da mulher leitora e de que maneira o poder evocativo dessas imagens sobrevive através dos tempos. A título de exemplificação, citamos quatro marcadores de significação que já se exibem como relevantes para o estudo aqui proposto: i) o da mulher leitora na condição de mãe zelosa que transmite a seus filhos os preceitos e normas que amparavam a vida religiosa e comunal; ii) a leitura como prática de fruição e/ou de fuga da realidade a partir da qual moças sonhadoras do período romântico experimentam o mundo fora do domínio privado; iii) a popularização da leitura no mundo moderno e sua dimensão emancipatória, a qual dá a ver as conquistas de direitos e espaço pelas mulheres; e, iv) a ruptura com o domínio do objeto impresso e com a representação romântica da leitura no contexto contemporâneo, muito em função da leitura ser tratada agora como uma atividade amplamente laboral ressignificada pelos novos dispositivos info-comunicacionais.
 
Projetos Docentes Linha 02 - Interações e emergências da comunicação
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Brazilian True Crime Codes: identidades sonoras e formas narrativas em podcasts brasileiros sobre crimes reais
Prof. Dr. Carlos Fernando Jáuregui Pinto - Execução: 2023 a 2026
 
Este projeto propõe o estudo de podcasts brasileiros de True Crime (crimes reais), tendo como problemas centrais: a) as possibilidades que a mídia sonora apresenta para a construção desses relatos em termos narrativos e estéticos; b) as formas pelas quais a podosfera brasileira se apropria desse gênero literário de origem anglo-saxônica e como isso poderia desembocar numa identidade do True Crime produzido no país; c) e os aspectos éticos envolvidos na abordagem de tais casos, tendo em vista os modos como se dão a interlocução e a representação de vítimas, suspeitos e criminosos.
 
Ecologia das narrativas autônomas em audiovisual streaming
Prof. Dr. Evandro Medeiros Laia - Execução: 2023 a 2026
 
Este projeto propõe mapear as narrativas audiovisuais em streaming, produzidas e distribuídas em plataformas digitais, em um percurso que traçamos a partir das desestabilizações e reorganizações do ecossistema midiático impulsionadas pela produção de narrativas autônomas, uma infinidade de relatos diversos, unidos pela ideia de que foram produzidos para visibilizar situações e temas que não passam, ou não passavam, até então, pelo agendamento midiático. Que tipo de ambiência emerge desta nova ecologia das mídias? A hipótese é que produção e disseminação de narrativas que destoam do senso comum, de modo autônomo, fomenta a emergência de equívocos, traduções menos redutoras da diferença que têm a potencialidade de instalar controvérsias que desestabilizam o equilíbrio do ecossistema midiático. A partir do problema e da hipótese apresentados, a proposta é construir um mapeamento da produção de narrativas autônomas em audiovisual streaming, cartografando as narrativas audiovisuais produzidas e distribuídas em plataformas digitais, em torno de quatro eixos: 1) A produção de vídeo como prova de violação de direitos, 2) As lives da pandemia e as audiovisualidades emergentes, 3) A emergência de vozes das “bordas do planeta”, 4) As narrativas negacionistas.
 
Metodologias de pesquisa para os estudos radiofônicos: desafios para entender o campo
Profa. Dra. Débora Cristina Lopez - Execução: 2023 a 2026
 
A consolidação dos estudos radiofônicos brasileiros (PRATA, 2021; ZUCULOTO, 2016; MOREIRA, 2005; DEL BIANCO, ZUCULOTO, 2021), a ampliação de sua presença nos programas de pós-graduação brasileiros e dos esforços de formação de pesquisadores (KISCHINHEVSKY et al., 2021; HAUSSEN, 2016), o avanço das publicações e a complexificação das leituras possíveis do objeto (MEDITSCH, 2005; MEDITSCH, 2001; MEDITSCH, ZUCULOTO, 2008; FERRARETTO; KISCHINHEVSKY, 2010) apresentam um novo desafio à área: o desenvolvimento teórico e epistemológico. Este movimento tem sido realizado por pesquisadores de rádio e mídia sonora nos últimos anos (KISCHINHEVSKY et al., 2017; PRATA; BIANCO, 2016; LOPEZ; ALVES, 2019; JÁUREGUI; LOPEZ, 2021; MEDITSCH; GOBBI, 2019; VIANA, 2022; PINHEIRO, 2021; QUADROS, 2018), especificamente com a preocupação de compreender os impactos da natureza do objeto sonoro na construção de metodologias que possam contemplar sua perspectiva múltipla, mas de espinha dorsal acústica (LOPEZ, 2010).  Este projeto pretende auxiliar a preencher tal lacuna, avançando os debates metodológicos, partindo de um levantamento das metodologias nas pesquisas de rádio, passando por uma caracterização do objeto – ou dos objetos – radiofônico(s) e chegando à construção de uma discussão sobre a epistemologia do campo. Além disso, tem também metas concretas, sempre derivadas do estudo teórico, de desenhar protocolos metodológicos para estudar o rádio em uma perspectiva complexa e multidimensional (LOPEZ, 2010; PRATA, 2012; KISCHINHEVSKY, 2016; GAMBARO, 2019; MEDITSCH, 2010). A metodologia da pesquisa está organizada em quatro etapas, a saber: 1) Mapeamento das metodologias dos estudos radiofônicos no Brasil organizadas em três dimensões – artigos em eventos que tenham fóruns especializados, revistas científicas e banco de teses e dissertações; 2) Realização de entrevistas em profundidade com pesquisadores do campo vinculados a Programas de Pós-graduação e com orientações na área; 3) Análise qualitativa com apoio em software dos resultados das revisões sistemáticas e das entrevistas executadas; 4) Desenvolvimento de protocolos de análise (também aplicados por meio de estudos de caso), oferta de cursos sobre metodologias dos estudos radiofônicos pensadas com base nas demandas detectadas no projeto e sistematização de uma proposta de epistemologia dos estudos radiofônicos.
 
Jornalismo construtivo em podcasts latino-americanos: sonoridades em práticas informativas que buscam apontar soluções
Profa. Dra. Luana Viana e Silva - Execução: 2023 a 2026
 
O crescimento de estudos sobre o Jornalismo de Soluções e os sucessivos financiamentos para a aplicação desse conceito em novas produções têm chamado bastante atenção no atual cenário. Entre os apoiadores mais conhecidos estão instituições como a Solutions Journalism Network, dos Estados Unidos, e a Fundação Gabo, da Colômbia. Diante disso, a pesquisa Jornalismo construtivo em podcasts latino-americanos pretende analisar características sonoras de produções oriundas de coletivos, de jornalistas independentes e de meios de comunicação autodefinidos como produtores de jornalismo construtivo – esfera que busca apresentar soluções por meio de práticas informativas – na América Latina. Os aportes do som atuam como elementos-âncora no conjunto teoria-metodologia dessa pesquisa e, por tanto, guiam as abordagens e as reflexões que tangem o jornalismo construtivo sonoro, desde a escolha das fontes até o planejamento estético final das produções.
 
Processos e ferramentas para análise de dados de podcasts
Prof. Dr. Marcelo Freire Pereira de Souza - Execução: 2023 a 2026
 
O projeto de pesquisa Processos e ferramentas de análise de dados para podcasts investiga como desenvolver metodologias centradas nas Humanidades Digitais e nos Métodos Digitais para estudar podcasts e seu entorno orientado pela lógica da plataformização. As sistematizações propostas como resultados deste projeto poderão servir como referência metodologia para análises qualitativas apoiadas com o uso de software e quantitativa. Para tanto buscamos observar o objeto em diferentes camadas de socio-técnicas, tanto nos aspectos materiais das plataformas em si, suas interfaces e affordances quanto no aspecto cultural do podcast como forma narrativa sonora e suas apropriações e interações por parte dos ouvintes/usuários em diferentes ambientes digitais. Assim partindo de uma grande e diversa gama de dados possíveis de serem coletados buscamos mapear as possibilidades de coleta e análise automatizada nestas diferentes instâncias. Ao mesmo tempo avaliar as melhores alternativas para quando isso não for viável conjugando abordagens qualitativas e quantitativas apoiadas no de software.
 
Metodologias de pesquisa sobre produção radiofônica: uma abordagem multidimensional a partir do mercado belo-horizontino.
Profa. Dra. Nair Prata Moreira Martins - Execução: 2023 a 2025
 
Nos últimos 30 anos, os estudos radiofônicos no Brasil têm avançado, com a formação de grupos de pesquisa e a consolidação da área na pós-graduação. Os estudos abrangem diversas temáticas, como história dos meios sonoros, rádio comunitário, políticas públicas, técnicas e práticas radiofônicas, legislação e regulação, entre outros. O rádio contemporâneo enfrenta o desafio da convergência e da integração com as plataformas digitais. As inovações narrativas, como a incorporação de games sonoros, realidade virtual e geolocalização, permitem potencializar a interação com o público. No entanto, é necessário que essas inovações sejam orientadas por objetivos claros e que levem em conta o perfil da audiência e as condições de produção e gestão do rádio.  A compreensão do rádio como um meio multidimensional, então, é ponto de partida para a pesquisa que propomos, considerando suas diferentes linguagens e narrativas. Mantendo a centralidade do áudio, com suas várias formas expressivas, como a palavra, a música, os efeitos sonoros e o silêncio, buscamos observar a relação entre a sonoridade e as múltiplas linguagens, espaços e dinâmicas de circulação e interação revelam-se como desafios para o campo. Desta forma, o projeto que apresentamos olha para o rádio a partir da multidimensionalidade, da inovação e da potencialização das relações próximas do meio com seus públicos. Neste contexto, construímos uma abordagem de orientação metodológica, que atende a novas demandas dos estudos radiofônicos, e que, ao mesmo tempo, nos permite compreender mais claramente a realidade do rádio belo-horizontino.  Nossa pesquisa organiza-se em etapas. Primeiro, desenvolve-se uma revisão dos estudos radiofônicos, com preocupação teórico-metodológica, e que orienta-se aos estudos de produção em rádio. Em um segundo momento, será realizada uma cartografia das rádios em Belo Horizonte e uma pré-seleção de emissoras a serem incluídas na amostragem do projeto. A terceira etapa pretende combinar as anteriores, criando protocolos de pesquisa a partir da revisão realizada na primeira etapa aos objetos selecionados na segunda. Desta forma, pretendemos discutir o cenário das pesquisas sobre produção radiofônica, desenvolver protocolos, testá-los e compreender, de maneira mais ampla, os desafios dos estudos sobre produção radiofônica no Brasil.
 
Cognição como serviço: produção de sentidos e materialidades cognitivas e subjetivas em contextos de plataformização
Profa. Dra. Natália Moura Pacheco Cortez - Execução: 2022 a 2024
 
O projeto investiga a cognição como serviço que se oferta na lógica comunicacional da plataformização em consonância com os mecanismos de produção das subjetividades que atravessam os agenciamentos e a produção de sentidos. Parte-se da interseção entre cognição e subjetividade para observar os mecanismos de produção dos sentidos em contextos de plataformização. A quantidade de dados disponíveis e os aparatos para processá-los devem-se ao fato de que as plataformas funcionam como um ecossistema no qual dados são trocados constantemente e em larga escala entre uma ampla variedade de serviços on-line. Essas relações são observadas pela lente da metáfora ecológica que descreve a ecologia midiática digital contemporânea como espaço de interseção entre códigos, conteúdos e softwares (TAFFEL, 2019). A noção de ecologia discutida por Taffel (2019) compreende o estudo dos padrões de emaranhamento, conectividade, interação e simbiose entre diferentes atores, e não distingue atores humanos de não-humanos, nem vivos de não-vivos. Trata-se, portanto, de uma noção de ecologia que enfatiza o processo, o fluxo, o dinamismo e a complexidade pela inter-relação massiva de processos e objetos, seres e coisas, padrões e materialidades. Os processos de produção dos sentidos são analisados a partir do modelo lógico da semiose peirceana e da noção deleuziana de agenciamento, de modo a ampliar as perspectivas de análise semiótica e, a partir da revisão de conceitos, buscar estabelecer relações entre as diferentes abordagens da produção de sentidos a partir do aprendizado e inteligência maquínicos.
 
Fazer com sons: técnicas Sônicas, práticas sócio-culturais e territorialidades urbanas
Prof. Dr. Pedro Silva Marra - Execução: 2021 a 2025

Este projeto de pesquisa investiga o papel das sonoridades nas dinâmicas de conformação dos territórios urbanos, destacando o caráter participativo dos cidadãos e habitantes da cidade em tais processos. Por meio de práticas como execução de música ao vivo ou gravada em estabelecimentos comerciais, bares e boates; ou emissão de sons, falas e gritos em protestos, manifestações culturais e festividades populares, estes agentes empregam técnicas sônicas para calar adversários, harmonizar-se com aliados, ou estabelecer fronteiras invisíveis, mas materiais e reais entre territórios contíguos ou em disputa. A pesquisa realiza trabalho de campo com registro em áudio, fotográfico e vídeo a fim não só de captar a diversidade de sonoridades presentes e concorrentes em um mesmo território, mas também as formas como tais sons se relacionam. Assim, o projeto busca mapear manifestações sonoras de Vitória, Espírito Santo, a partir de registros realizados em diversas regiões da cidade e de sua região metropolitana.