Linhas de Pesquisa

 

Linha 1 - Práticas comunicacionais e tempo social
Processos de produção de sentidos e participação da comunicação na configuração da temporalidade e da memória. Modos de reconhecer e mediar o tempo. Leitura crítica das tensões e dos discursos que circulam na comunicação e no jornalismo, seu aparecimento, solidificação e rupturas. Contempla pesquisas sobre práticas jornalísticas e comunicacionais e sua vinculação com a cultura, a política, a experiência e as questões centrais da contemporaneidade.

Docentes Permanentes: Agnes Francine Mariano, Cláudio Rodrigues Coração, Denise Figueiredo Barros do Prado, Frederico de Mello Brandão Tavares, Hila Bernardete Silva Rodrigues, Juçara Gorski Brittes, Karina Gomes Barbosa e Marta Regina Maia.

Linha 2 - Interações e emergências da comunicação
Interpelações do tempo nas formas e lógicas comunicacionais, as afetações entre mídia e sujeitos sociais, modos de inscrição, formatos e dinâmicas nos diferentes usos e apropriações dos dispositivos midiáticos. Acolhe investigações acerca dos processos de circulação, das linguagens e transformações dos meios, bem como sobre a relação entre produção e recepção, a interação e as redes em suas dimensões sociais, técnicas e estéticas.

Docentes PermanentesAna Carolina Lima Santos, Debora Cristina Lopez, Jan Alyne Barbosa Prado, Marcelo Freire Pereira de Souza, Nair Prata Moreira Martins, Priscila Monteiro Borges.