Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), único em nível Mestrado aprovado no Brasil em 2014 na área de Ciências Sociais Aplicadas – CSA1 (atualmente designada como "Comunicação e Informação"), teve sua gestação iniciada em meados de 2013. O Projeto de Implantação do PPG foi apresentado à PROPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP) em fevereiro de 2014 e aprovado no CEPE em junho do mesmo ano. Na CAPES, a proposta do Programa foi apreciada pela 156ª Reunião do CTC, com aprovação divulgada em 22 de dezembro de 2014. As atividades acadêmicas tiveram início em 30 de março de 2015.

Além disso, o PPGCOM-UFOP, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), tem como berço o curso de Graduação em Jornalismo, situado junto ao Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social, o DECSO. O curso de Jornalismo da UFOP, em funcionamento desde 2008, foi criado no contexto de expansão do ensino superior no país na segunda metade da primeira década dos anos 2000, a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Sua instalação no campus avançado de Mariana, integrando a estrutura do ICSA, remonta à política da universidade de consolidação da área de Ciências Sociais Aplicadas, enfatizando uma vontade explícita da UFOP na diversificação de seus campos de atuação científico e docente, além de uma compreensão acerca de demandas regionais e locais pela formação de profissionais oriundos de outros campos do saber.

O curso de Jornalismo da UFOP está avaliado pelo MEC entre os 10 melhores do país, já recebeu diversos prêmios estudantis e docentes. Em 2015, o conjunto Graduação-Pós em Jornalismo/Comunicação da UFOP recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, concedido pela INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), na categoria Grupo Inovador.