Disciplinas

No total, cada aluno deverá cursar:
 
  • No primeiro ano de curso: Três disciplinas obrigatórias, sendo uma introdutória teóricoconceitual, uma na área de metodologia, comuns a todos os alunos e uma disciplina obrigatória de sua linha de pesquisa.
  • No segundo ano de curso: Estar matriculado nos Seminários de Orientação I e II, sucessivos.
  • Ao longo do curso, deverá cursar duas disciplinas eletivas, podendo uma delas ser cursada em outro Programa de Pós-Graduação da área ou áreas afins;
  • Quando for o caso, realizar Estágio Docência no segundo ano de curso.
Disciplinas Obrigatórias:
 
Comunicação e Temporalidades (1º semestre)
PDF icon2015.01 | PDF icon2016.1 | PDF icon2017.1 |
Ementa: Teorias da Comunicação e as dimensões sincrônicas e diacrônicas nos processos comunicativos. Modificações e interferências temporais na experiência, na mediação social e nos contextos midiáticos em sua produção, recepção e circulação. Sujeitos, linguagens e estéticas da comunicação e a relação com os diversos domínios do social e do contemporâneo, suas conceituações e análises.
 
Atualidade e crítica dos processos comunicacionais (Obrigatória para Linha de Pesquisa 1 - 1º semestre)
PDF icon2015.01 PDF icon2016.1 PDF icon2017.1 |
Ementa: Produtos comunicacionais e jornalísticos na tessitura do cotidiano. Reconhecimento do tempo, memória e acontecimento. Interceptações, molduras e condutas da comunicação no espaço público. Mídias como vetores da experiência e da socialização. Mudanças estruturais nas funções dos meios. Investidas críticas no tensionamento das práticas comunicacionais.
 
Interações e processos de significação (Obrigatória para Linha de Pesquisa 2 - 1º semestre)
 PDF icon2015.01 | PDF icon2016.1PDF icon 2017.1 | 
Ementa: As lógicas comunicacionais e os mecanismos de produção de significado. A constituição dos meios, sua processualidade e formas de articulação no espaço social. As afetações do tempo nos dispositivos comunicacionais: história, evolução e emergências. As dinâmicas de interação social. O aspecto relacional e simbólico das linguagens da comunicação.
 
Metodologia de Pesquisa em Comunicação (2º semestre)
PDF icon2015.2 PDF icon2016.2
Ementa: Ciência e conhecimento. Epistemologia e Interdisciplinaridade. Produção científica: objetos, desafios e fazeres da pesquisa. Questões teórico-metodológicas da construção de objetos de estudo. Métodos e técnicas de pesquisa aplicados aos campos da Comunicação e do Jornalismo. Elaboração de projeto de pesquisa.
 
Orientação de Dissertação
 
Seminário de Orientação I (3º semestre)
 
Seminário de Orientação II (4º semestre)
 
Disciplinas Eletivas:
 
Leitura das práticas jornalísticas
PDF icon2015.2 | PDF icon2017.1 |
Ementa: A natureza do conhecimento jornalístico. Sujeitos, fazeres e o desvelamento do mundo. Os espaços da prática e a constituição dos saberes do Jornalismo. Apreciações endógenas e exógenas do processo de produção jornalístico. Principais abordagens teóricas dos estudos em Jornalismo.
 
Linguagens e estéticas contemporâneas
Ementa: Percepção e razão nos sistemas comunicativos. Fenomenologia e cognição. Modos de inscrição do social, dos sujeitos e do tempo em textos verbais e não-verbais. Estética e os campos da escrita e das imagens. O design, a comunicação e a informação. Dimensões do sensível, estética, ética e lógica.
 
Narrativa e discurso na Comunicação
PDF icon2016.2 |
Ementa: Os dispositivos teórico-analíticos do discurso e da narrativa e suas releituras no campo da Comunicação. Processos de interpretação e produção de sentido. Sujeitos e linguagem: lugar social, lugar discursivo. Narrativas, alteridade e articulação do tempo. Estratégias de estudo da narrativa e do discurso.
 
Política, práticas culturais e experiência
 PDF icon2015.1 | PDF icon2016.1 | 
Ementa: A Comunicação como espaço relacional: as dimensões cultural e sócio-histórica. A mediação entre os campos e os lugares da comunicação nos domínios do social. Sistemas de resposta social, políticas de comunicação e democratização dos meios na esfera pública. Dinâmicas da representação e dos processos identitários na sociabilidade contemporânea.
 
Práticas midiáticas em ambiente digital
 PDF icon2015.2 PDF icon2016.2 | 
Ementa: Modelos informacionais mediados por tecnologias digitais. Interação e sociabilidade em rede. Culturas e linguagens digitais. As novas temporalidades, a multimidialidade e a convergência. Abordagem sistêmica e relacional para o estudo da interação mediada por computador. Análise das práticas midiáticas no ambiente digital.
 
Tecnologias e processos editoriais
PDF icon2016.1 |
Ementa: Evolução tecnológica dos meios de comunicação. Formatos, lógicas e circularidade nos diferentes suportes e suas co-afetações. A mediação editorial e a relação com os conteúdos dos meios. Impacto das tecnologias e inovação em processos e produtos editoriais. Estudos de interface.
 
Ementa: Seminário de tópico específico visando atualização, complementação e /ou aprofundamento de questões teóricas e/ou metodológicas em Comunicação Social relacionadas à Área de Concentração do Programa e suas Linhas de Pesquisa.